Belém, sua música e o 2#Baile Tropical dia 11.6


Uma das capitais brasileiras mais cheias de riquezas culturais é sem dúvidas Belém do Pará. A grande metrópole amazônica mistura a modernidade urbana dos grandes centros às peculiaridades tropicais de seus nativos antepassados. Desde a essência de seu povo mestiço, passando pelos cheiros e sabores de suas tradições culinárias chegando às sonoridades euro-indígenas e afro-latinas está a diversidade de uma composição étnica plural que só poderia se aflorar num ambiente tão fértil como é a Amazônia.

gostosa e quente como o Tacacá

Todo o suíngue e melodia da musicalidade latina, desde os elementos mais tradicionais aos recursos tecnológicos de última geração se encontram, se juntam, e se misturam em Belém do Pará. Originalmente praticado pelos índios, o carimbó é um dos ritmos brasileiros seminais ao lado do forró e do samba. Usando dessas referências rítmicas e melódicas foi desenvolvida a guitarrada, um estilo musical instrumental genuinamente paraense com elementos do rock, bolero e da surf music. Ao final dos anos 70, a guitarrada somada ao zouk africano que era muito difundido na América Central e chegava em Belém pelas Ondas Tropicais do rádio foram os elementos principais para o surgimento da mundialmente conhecida e dança da Lambada.

dançarinos de Carimbó

Das festas populares dos anos 70 e 80 com a eletrificação dos instrumentos e o uso dos teclados e sintetizadores, o brega das periferias de Belém se transforma no tecnobrega, vertente eletrônica e bastante popular no norte do país, principal ritmo das gigantescas aparelhagens, com seus poderosos sistemas sonoros e moderníssimos aparatos luminosos. Para entender este fenômeno cultural é preciso se despir dos paradigmas do mercado tradicional. O tecnobrega unifica em seu processo elos específicos: o “camelô”, vendedor independente que atua no mercado informal comercializando discos das músicas remixadas e produzidas pelos DJs na Internet; o “DJ” que remixa e produz a música dos grupos de tecnobrega, tecnomelody e eletromelody e disponibiliza gratuitamente em sites na internet onde o público e camelôs baixam; e estes dois agentes promovem e criam os sucessos que tocam nas“aparelhagens”, festas para um público médio de 3 mil pessoas com equipamentos de som e luz de última geração (os melhores e mais caros do mundo), que acontecem quase que diariamente na periferia de Belém e pequenas cidades vizinhas.

DJs em sua nave comandando uma Aparelhagem

Pelas suas características eletrônicas e apelo pop de sua sonoridade, o tecnobrega vem despertando o interesse de público fora deste habitat natural. Ao lado do funk carioca, kuduro angolano e cúmbia digital argentina começa a despontar nas pistas de dança mais antenadas do mundo, dentro do caldeirão dos gethotechs. E para melhor trabalhar a difusão da moderna musicalidade amazônica ao lado de seus pares internacionais, surge o Baile Tropical.

O evento está ocupando um circuito nas principais capitais brasileiras (São Paulo, Brasília, Recife, Florianópolis e Belém) surgido da ideia de promover o trio carimbó, guitarrada e tecnobrega, e assim o Baile Tropical é um sucesso de público e de crítica, misturando diversos elementos da música brasileira e mundial, e construindo o ambiente ideal pra a circulação da sonoridade de Belém do Pará como protagonistas de uma festa quente, divertida e altamente dançante, levando qualquer pista de dança para o clima Amazônico.

Baile Tropical 11.6 boteco são Matheus

2 responses to this post.

  1. Posted by Ysaac 1000% paraense on janeiro 31, 2011 at 1:29 am

    Os melhores sons do brasil so existe no estado do para falou dj eliso e juninho valeu super pop!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

    Responder

  2. Posted by eltonmarciomonteirodosreis on outubro 1, 2012 at 9:28 pm

    emuito bom amelodia paraense tenho orgulho deser paraense e curti o superpop porque opop eopop dalipop

    Curtir

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: